Governo do Distrito Federal
13/04/18 às 12h06 - Atualizado em 26/07/22 às 18h17

PFDF

COMPARTILHAR

Penitenciária Feminina do Distrito Federal – PFDF

 

 

Diretora: Kamila Mendonça

Policial penal

Telefone: 3335-9594

E-mail: direcao.pfdf@seape.df.gov.br

Endereço: Granja Luís Fernando, Área Esp. n. 02, Setor Leste, Gama – DF, CEP 72.460-000

 

 

 

É um serviço online destinado aos visitantes regularmente cadastrados. Por meio de login e senha, obtidos pessoalmente no posto de atendimento do NA HORA ou no guichê de atendimento da Unidade Prisional, o usuário terá acesso às informações referentes à lotação carcerária, ao dia da realização da visita e a opção de impressão da senha.

 

 

A emissão de senhas para a PFDF estará disponível 2 (dois) dias antes da data da visita, a partir das 14 horas.

 

 

Para mais informações acesse:

 

 

 

 

 

A Penitenciária Feminina do Distrito Federal – PFDF é um estabelecimento prisional de segurança média destinado ao recolhimento de sentenciadas a cumprimento de pena privativa de liberdade em regime fechado e semiaberto com e sem benefícios externos, bem como de custodiadas provisórias que aguardam julgamento pelo Poder Judiciário.

 

Em caráter excepcional e em casos previamente analisados pela Vara de Execuções Penais, abriga presas provisórias federais.

 

Possui blocos separados em alas para as reeducandas em prisão provisória, regime semiaberto sem saídas e fechado e outro bloco para custodiadas com benefícios externos concedido (trabalho externo e saídas temporárias). Apresenta oficinas de trabalho, salas de aula para alfabetização, ensino fundamental, médio e bibliotecas.  Há uma ala para gestantes e outra ala para lactantes, que permanecem com seus bebês, até, pelo menos, os seis meses de idade. Há assistência médica ginecológica, clínica geral,  psiquiatria, psicologia,  odontologia, além de assistência  pediátrica.

 

A Penitenciaria Feminina acomoda uma Ala de Tratamento Psiquiátrico (ATP), para custodiados submetidos à medida de segurança do sexo masculino e feminino,  com enfermaria, farmácia e consultório médico. Conta com psiquiatra, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais que desenvolvem atividades de terapia.

 

Maternidade como fator de ressocialização

 

A Penitenciária Feminina do DF possui uma ala exclusiva para as custodiadas gestantes e outra ala para lactantes com recém nascidos até 6 meses de idade.

 

Nestas alas há instalações com estrutura necessária para que as mães custodiadas possam oferecer cuidados maternos aos seus bebês. A ala berçário tem 22 vagas  com beliches, berços, local de higienização para os bebês e banheiro coletivo com chuveiros quentes. Na ala para gestantes são 24 vagas com beliches.

 

Todas recebem o enxoval completo, fornecimento de materiais de higiene para mãe e filho tais como fraldas descartáveis, sabonetes infantil e adulto, pomadas, banheira infantil de plástico, sabão em pó e em pedra para lavagem do enxoval, absorventes entre outros.

 

Para aquelas crianças e gestantes que necessitam de complementação alimentar, são também fornecidos: leite, sopa infantil e fruta.

 

O acompanhamento do pré-natal é realizado na própria Penitenciária Feminina, por equipe do Núcleo de Saúde, exceto em casos de gravidez de alto risco, que são encaminhados à rede hospitalar pública.

 

A mãe custodiada tem todo o suporte desde o momento da confirmação da gravidez até os 6 meses de idade da criança.

 

Caso a mãe tenha sido presa após o nascimento de uma criança menor de 6 meses de idade, o filho poderá usufruir dos seus cuidados e do suporte da penitenciária até o prazo permitido.

 

Assistência por equipe multiprofissional de saúde pública

 

Todos os reeducandos (as) da Penitenciária Feminina do DF têm atendimento odontológico e assistência médica.

Os recém ingressos passam por uma equipe de acolhimento com os  profissionais de saúde, sendo, cada um, avaliado sobre suas necessidades, em seguida são encaminhados para as devidas assistências, conforme o identificado no momento do acolhimento.

 

A equipe de profissionais de saúde é composta por médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, além de técnicos e auxiliares que desempenham importante papel de assistência básica aos internos.

 

A equipe de saúde é vinculada à Secretaria de Saúde do DF em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus/DF), exercendo suas atividades no Núcleo de Saúde da PFDF, subordinado à  GEAIT – Gerência de Assistência Social da Penitenciária.

 

Trabalho/Estudo – O caminho para a ressocialização

 

A PFDF possui custodiadas matriculadas no Núcleo de Ensino (da alfabetização ao ensino médio), com professores da Secretaria de Educação do DF. Eventualmente são oferecidos cursos profissionalizantes em convênios firmados com IFB (Instituto Federal Brasileiro), Senac e Senai que oferecem cursos como:  recepcionista, maquiagem, empreendedorismo, massagem, e vários outros que preparam as custodiadas ao reingresso na sociedade cm qualificação para o mercado de trabalho.

São oferecidos atividades produtivas em oficinas,  parceria com a iniciativa privada e a direção da unidade. (exemplo: corte e costura, material para pet shop e produtos artesanais). Além da oportunidade de remição ( a cada 03 dias de trabalho menos um dia é contado em sua pena).

 

 

Reintegração Social 

Oficinas 

Costura industrial

 

Na Costura Industrial as custodiadas ganham uma nova chance para o futuro mercado de trabalho, aprendendo o ofício do corte e da costura. Professores do ramo as capacitam para a confecção de roupas, uniformes e estilização de vestuário.

 

 

A unidade também conta com uma oficina de enfeites pets, de laços e gravatas e de reciclagem de lixeiras, onde os reeducandos, em medida de segurança, reaproveitam placas de trânsito inutilizadas e outros restos de metais para construírem novas lixeiras para as cidades do DF.

 

 

Segurança

 

Na área de segurança, a PFDF conta com 01 (um) equipamento “body scan” de alta tecnologia, além de 01 (um) scanner de objetos.

 

Além de humanizar os procedimentos de revista pessoal, inibem a entrada de objetos ou substâncias entorpecentes que afrontam a segurança prisional. A Unidade conta também com outros sistemas de segurança instalados em pontos estratégicos, que contribuem para que o estabelecimento funcione de forma satisfatória.

 

A PFDF conta com 04 salas para advogados, sendo três salas no Bloco 3 e uma no Bloco 1, além de um posto de apoio da OAB, localizado próximo a entrada do estabelecimento prisional. O profissional tem resguardados todos os seus direitos constitucionais. Presta o atendimento ao seu cliente de forma ampla e irrestrita através de interfones, sem contato físico com o reeducando.

 

 

 

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3335-9517 |
E-mail: gedoc@seape.df.gov.br