O secretário de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF), Wenderson Teles, participou da cerimônia que instituiu o Programa Ressignificar, nesta quinta-feira (11/01). O decreto, assinado pela governadora em exercício, Celina Leão, prevê a capacitação de 100% dos servidores da segurança pública do DF na prevenção e combate à violência contra a mulher.
Atualmente a Seape/DF, por meio do Centro de Monitoração Eletrônica (Cime), realiza o acompanhamento de 249 reeducandos envolvidos em crimes de Violência Doméstica. O monitoramento é fundamental para evitar a reincidência do apenado e garantir a segurança da mulher.
A iniciativa inclui este relevante tema em cursos de formação e aperfeiçoamento de todos os policiais penais, civis e militares, dos bombeiros e dos agentes socioeducativos. O objetivo é aprimorar processos de trabalho e sensibilizar os servidores para a prevenção da violência de gênero. As ações incluem elaboração de planos de cursos, definição de temas, monitoramento e divulgação de relatórios.
Os cursos podem ser presenciais e a distância, abordando temas jurídicos, abordagem humanizada, estratégias de prevenção, sensibilização, treinamento operacional e protocolos. As atividades devem ter início em 120 dias e todos os servidores deverão concluir a capacitação ate 31/12/2025.
Foto: Ascom/Seape e Agência Brasília
SEAPE
Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3335-9517 |
E-mail: gedoc@seape.df.gov.br