Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/21 às 14h22 - Atualizado em 1/06/21 às 14h22

Seape/DF desativa Centro de Internamento e Reeducação (CIR)

Construído no final da década de 70, o prédio abrigava 2.461 reeducandos

 

 

Inaugurado em 1979, o Centro de Internamento e Reeducação (CIR) foi desativado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) nessa segunda-feira (31/5). O prédio abrigava 2.461 reeducandos do regime semiaberto que podem realizar trabalhos internamente e aguardam o usufruto dos benefícios externos, concedidos pela Vara de Execuções Penais (VEP).

 

Após a desativação completa do CIR, autorizada pela juíza titular da VEP, Leila Cury, em 14 de dezembro de 2020, os detentos foram transferidos para o antigo Centro de Detenção Provisória I (CDP I) na manhã dessa segunda-feira. O local passou por reformas pontuais e higienização para receber os reeducandos com todas as condições necessárias.

 

Antes de receber os detentos do CIR, o local era ocupado por presos provisórios – transferidos, na última semana, para a Unidade de Detenção Provisória Desembargador George Lopes Leite, em São Sebastião.

 

 

 

Para o secretário de Administração Penitenciária do DF, o delegado aposentado Geraldo Luiz Nugoli, a desativação do CIR é um marco na história do sistema prisional. “Esta data deve ser bastante comemorada por todos os atores envolvidos na execução penal e pela sociedade como um todo. Conseguimos desativar uma das unidades penais mais antigas do DF e, ao mesmo tempo, resolver o problema da superlotação no semiaberto do Complexo da Papuda”, enfatizou Nugoli.

 

Além dos presos transferidos do CIR para o antigo CDP I, cerca de 1 mil reeducandos do semiaberto que cumprem pena nas Penitenciárias I e II do DF (PDFs I e II), voltadas para a custódia de detentos do regime fechado, também irão para o novo CIR. Com isso, todos os custodiados do regime semiaberto, lotados no Complexo da Papuda, ficarão reunidos em um só lugar.

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3234-6406 |
E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.