Ascom/ @seape.df
Um pavilhão desativado do Complexo da Papuda ganhou vida ao transformar-se em uma Fábrica Social voltada para a produção de pré-moldados da construção civil. O espaço será ocupado por 35 custodiados do regime semiaberto, que vão produzir meios-fios, tampas de bueiros e pisos intertravados, material destinado a reformas por todas as regiões do Distrito Federal. Ao todo, serão mais de 26 itens produzidos, com capacidade de produção de aproximadamente 8 mil peças por dia.
Ascom/ @seape.df
A inauguração da fábrica ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º), com a presença do governador Ibaneis Rocha, autoridades do Judiciário, do Legislativo e do Executivo. “O trabalho é a única maneira de reconduzir essas pessoas à sociedade, para que elas saiam com uma qualificação melhor do que quando entraram aqui”, disse Ibaneis Rocha.
O Centro de Qualificação Profissional é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) e a Secretaria de Justiça (Sejus) por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP).
Ascom/ @seape.df
Além da fábrica, o espaço conta com um laboratório onde os alunos têm aulas de produção e aprendem a parte teórica dos cursos. Os equipamentos que compõem a fábrica de pré-moldados vão desde betoneiras de alta capacidade a mesas vibratórias, passando por fôrmas metálicas para meio-fio e diversas outras para a produção de pré-moldados e artefatos de concreto. “Além de eles (reeducandos) receberem a bolsa da Funap, aprendem um ofício e estão também remindo pena. Quanto mais eles trabalharem, mais diminuem o tempo total de pena. Fora isso, eles ajudam na zeladoria da cidade”, detalhou o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles.
*Com informações da Agência Brasília.
SEAPE
Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3335-9517 |
E-mail: gedoc@seape.df.gov.br