“Empreendedoras são arquitetas de seus destinos, construindo negócios que ecoam a resiliência e a sabedoria feminina”
Na manhã desta terça-feira, 21/11, aconteceu a cerimônia de formatura realizada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal(PFDF), 38 reeducandas celebraram a conclusão do Curso de Biojoias. Uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape/DF), Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap/DF) e o Instituto Iecap, possibilitou que essas reeducandas utilizem a capacitação técnica em biojoias para transformar suas vidas quando cumprirem suas penas.
Ao longo do curso, as formandas demonstraram habilidades em trabalhar com materiais extraídos de árvores típicas do cerrado, além de terem renovadas, a esperança de construir um futuro promissor. A proposta do curso não se limita apenas ao aprendizado técnico, mas se estende à perspectiva empreendedora, permitindo que, ao conquistarem a liberdade, essas mulheres tenham as ferramentas para iniciar seus próprios negócios.
O secretário da Seape/DF, Wenderson Teles, ao fazer a entrega dos certificados, parabenizou as formandas e completou: “Que essas sementes representem também o surgimento de uma nova vida após o cumprimento da pena de cada uma de vocês.”
O compromisso da Seape/DF em capacitar e ressocializar ganha vida através de iniciativas como essa, que fornecem habilidades práticas e ainda, promovem a autonomia e a independência financeira. O sucesso do projeto destaca a importância da colaboração entre instituições governamentais e organizações dedicadas à reinserção social, demonstrando que a educação e o empreendedorismo são caminhos essenciais para a transformação positiva na vida das mulheres que buscam se reintegrar à sociedade.
SEAPE
Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3335-9517 |
E-mail: gedoc@seape.df.gov.br