Custodiados participam do Encceja 2022 e DF tem adesão histórica.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja para pessoas privadas de liberdade realizado nos dias 18 e19 de outubro bateu recorde de inscrições no Distrito Federal.
A Secretaria de administração Penitenciária do DF (Seape/DF), por meio dos Núcleos de Ensino (Nuens), operacionalizou e mobilizou seus policiais penais para que os custodiados do DF pudessem realizar as provas do exame nacional.
Cerca de 4.500 custodiados que não concluíram o ensino médio ou fundamental realizaram as provas do Encceja/2022 nas 7 unidades
penais da capital. Criado em 2002, o exame surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não freqüentam regularmente as escolas e pretendem obter o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio.
Além do certificado, os reeducandos têm a possibilidade de remir a pena. A remição pelos estudos está disposta na Lei de execução penal art. 126, § 5º, que garante menos um dia de pena a cada 12 horas de estudo. Aprovados no exame de ensino fundamental garantem 1.600 horas de remição e aqueles que concluem o ensino médio, 1.200 horas.
As avaliações em quatro áreas do saber foram aplicadas no período da manhã e tarde simultaneamente em todas as unidades prisionais e os reeducandos tiveram que produzir uma redação. O certame foi aplicado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
SEAPE
Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3335-9517 |
E-mail: gedoc@seape.df.gov.br