Duzentos agentes de atividades penitenciárias, nomeados em novembro de 2017, estão sendo treinados para realizar escoltas e intervenções em presídios
Vivian Azeredo
Cem agentes de atividades penitenciárias, nomeados em novembro do ano passado, terminam nesta sexta-feira (16) um curso sobre técnicas de armamento e procedimentos promovido pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe). Eles fazem parte dos duzentos concursados que tomaram posse recentemente.
O treinamento, teórico e prático, é a última etapa do curso de formação, iniciado em agosto passado. Embora ainda estejam em fase de capacitação, os novos agentes já estão atuando no sistema prisional na parte administrativa.
Após o curso, eles estarão aptos a realizar escoltas de custodiados a locais externos, como cartórios e audiências judiciais, além de utilizar armamentos e spray de pimenta, por exemplo, caso seja necessário durante distúrbios.
Para o subsecretário do Sistema Penitenciário, Osmar Mendonça, o curso fecha um ciclo importante para que os agente estejam aptos a exercerem as funções com segurança. “Esse é o coroamento da carreira. A partir de agora os agentes estarão em plenas condições de desempenhar todas as atribuições do cargo dentro e fora das unidades prisionais”.
As técnicas estão sendo aplicadas por quatorze instrutores do Departamento de Operações Especiais (DPOE) e Escola Penitenciária (Epen), ambos da Subsecretaria do Sistema Penitenciário, e da Polícia Civil. As aulas ocorrem no Complexo Penitenciário da Papuda.
Os outros cem recém-empossados no concurso de atividades penitenciárias farão o mesmo curso a partir da próxima quarta-feira (21), com duração de um mês.
SEAPE
Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3335-9517 |
E-mail: gedoc@seape.df.gov.br