Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/21 às 23h40 - Atualizado em 10/05/21 às 10h52

Parabéns, Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF

Polícia Civil completa 213 anos nesta segunda-Feira, 10 de maio.

 

Foto 1. D. João XVI, foto 2. Paulo Fernandes Viana, foto 3. Prédio Histórico da Polícia Civil no Rio de Janeiro (1910), Foto 4. Sede da Polícia Civil do Distrito Federal (2021).

 

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) é oriunda da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, criada por meio do Alvará de 10 de maio de 1808, do então Príncipe-Regente Dom João VI, que nomeou como primeiro Intendente o Desembargador Paulo Fernandes Viana, membro da Ordem de Cristo, conselheiro do Paço de Lisboa, o qual permaneceu no cargo por doze anos.

 

Ao longo de sua história, passou por várias transformações, e hoje afigura-se como a melhor e mais moderna Polícia Civil do Brasil, sendo motivo de orgulho para toda a população do Distrito Federal.

 

Desde os primórdios de Brasília, a PCDF se fez presente, por intermédio de suas precursoras locais, a Guarda Policial – GP, a Polícia de Brasília – PB, a Guarda Especial de Brasília – GEB e o Departamento Federal de Segurança Pública – DFSP, contribuindo para garantir a lei e a ordem no nosso Quadrilátero Central.

 

Desde a sua criação, o nosso Sistema Penitenciário teve forte relação com a PCDF, tendo a suas unidades geridas por Delegados de Polícia, Guardas de Presídio e Agentes Penitenciários, atuais Agentes Policiais de Custódia.

 

A então Subsecretaria do Sistema Prisional (SESIPE) foi transformada em Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAPE), e num acelerado processo de transformação e modernização, os antigos Agentes Penitenciários da PCDF, atuais Agentes Policiais de Custódia, deram vez aos Técnicos Penitenciários, que por sua vez foram transformados em Agentes de Atividades Penitenciárias, Agentes de Execução Penal e, finalmente, nos atuais Policiais Penais do Distrito Federal.

 

O sentimento da SEAPE e da Polícia Penal é de reconhecimento e de gratidão por tudo o que nos foi transmitido por nossa grande precursora e orientadora, a Polícia Civil do DF, por isso, como parte integrante de sua história, honramo-nos em parabenizá-la pela passagem dos seus 213 anos.

Que Deus proteja, oriente e abençoe todos os nossos irmãos e irmãs da grandiosa Polícia Civil do Distrito Federal.

 

Força e honra, sempre!
Parabéns, PCDF!

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 700.701-20
Telefone: 3234-6406 |
E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.