Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/21 às 19h24 - Atualizado em 11/06/21 às 17h23

Seape/DF recebe doação de itens de segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

 

Os equipamentos foram entregues pelo ministro Anderson Torres

 

 

Orisley Guedes, da Ascom Seape/DF

 

Diagramação: Paulo Santo 

 

A secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) recebeu, nessa quarta-feira (9), uma doação de centenas de itens de segurança que compõem o acervo da Força Nacional de Segurança Pública. Os bens foram repassados para os 23 estados da federação e ao DF, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O evento ocorreu no Batalhão Escola de Pronto Emprego, onde fica a base da Força Nacional, em Brasília.

 

De acordo com o ministro, os equipamentos têm por finalidade fornecer ao profissional mais qualidade na execução do trabalho, de forma efetiva e com segurança. “Essa doação reflete o fortalecimento da integração do governo federal com os estados. Reflete o nosso compromisso em promover a possibilidade de equipar as forças de segurança pública de todo o país”, afirmou Anderson Torres.

 

O acervo doado à Seape inclui três carabinas IA2, três espingardas Gauge calibre 12, 20 coletes balísticos nível 3A, 20 capacetes balísticos nível 3ª e 2.000 munições. 40 para treinamento. Ao todo, a pasta recebeu ainda 15 bastões BP60, um escudo balístico nível 3A, 56 granadas GL 201, 200 granadas 403P e dois lançadores AM 600.

 

A doação dos equipamentos à Seape foi intermediada junto à Secretaria Nacional de Justiça (Senasp) e à Força Nacional pelo policial penal Antônio Arino, e direcionada à Penitenciária Feminina do DF (PFDF).

 

Para o secretário de Administração Penitenciária, Geraldo Nugoli, “o objetivo é reforçar a segurança da unidade prisional, bem como contribuir com o treinamento dos policiais penais lotados na penitenciária. Somos muito gratos ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, à Força Nacional e à Secretaria Nacional de Justiça que têm tido um olhar atento e diferenciado à segurança pública de todo o país”.

 

Participaram do evento, o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, o diretor da Força Nacional, o cel. Antônio Aginaldo, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) , Cristiano Sampaio, a diretora do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tânia Fogaça e os deputados federais Carla Zambelli e Julio Cesar Ribeiro.

 

Segundo o MJSP, as doações são pontuais, ou seja, os órgãos enviam as solicitações e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) autoriza a entrega. A iniciativa visa reforçar a parceria federativa entre União, estados e municípios, nas ações de segurança pública. São equipamentos que, de acordo com a Lei n.º 13.675 de 2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), contribuem para o fortalecimento dos agentes de segurança pública que atuam nos estados.

 

Esta é a segunda entrega do ano de extra legado da Força Nacional de Segurança Pública às Unidades Federativas. Nos primeiros quatro meses do ano, foram doados equipamentos avaliados em R$ 5,5 milhões. Ao todo, somente no primeiro semestre de 2021, o MJSP investiu cerca de R$ 16 milhões em entregas para os estados.

 

 

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 700.701-20
Telefone: 3234-6406 |
E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.