Governo do Distrito Federal
19/05/22 às 15h20 - Atualizado em 25/05/22 às 13h20

Centro de Internamento e Reeducação – CIR inicia o projeto “Reconstruindo vidas”.

COMPARTILHAR

O Centro de Internação e Reeducação – CIR iniciou na última semana o projeto “Reconstruindo vidas”.

 

A unidade prisional inaugurou uma fábrica de tijolos ecológicos com o objetivo de maximizar as oportunidades profissionais quando os reeducandos retornarem ao convívio social.

O projeto pretende capacitar os reeducandos para acompanharem as mudanças do mercado de trabalho, pois a fábrica é totalmente sustentável.

O tijolo ecológico ou “solo-cimento” é um modelo feito a partir da mistura da água com solo e sua fabricação não requer o processo de queima em fornos, o que reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera, além de gerar grande economia energética e minimizar o desmatamento para a obtenção da lenha.

 

“A ideia do projeto surgiu ao identificarmos um custodiado com conhecimento técnico na área e disposto a ser um multiplicador na capacitação de outros reeducandos.

O trabalho é pilar fundamental para a reinserção social, precisamos gerar oportunidades”, destacou o diretor do CIR, João Vitor da Anunciação.

 

Além da profissionalização, os custodiados são beneficiados com a remissão de pena, para cada 3 (três) dias de trabalho regular é abatido um dia da pena a cumprir (conforme art. 126, § 1º, II, da Lei de Execuções Penais – LEP).

É importante frisar a economia que o projeto trará ao Estado, tendo em vista que os materiais produzidos serão utilizados em reformas e reparos nas unidades prisionais do DF.

 

“Entendemos que educação e trabalho são os eixos centrais da ressocialização, logo nossa gestão trabalha para ampliar projetos como esse”, destacou o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles.

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3335-9517 |
E-mail: gedoc@seape.df.gov.br