Governo do Distrito Federal
15/03/22 às 17h10 - Atualizado em 18/05/22 às 17h17

Penitenciária Feminina recebe ação social em comemoração ao dia internacional da mulher

COMPARTILHAR

 

Em comemoração ao dia internacional da mulher, uma ação integrada entre o gabinete da primeira-dama do DF, Mayara Noronha, a Secretaria da Mulher e esta Secretaria de Administração Penitenciária (Seape/DF), promove acesso a serviços de saúde, sociais e assistência religiosa as reeducandas da Penitenciária Feminina do Distrito Federal.

 

Também participaram da ação, a Defensoria Pública do Distrito Federal, a Polícia Civil do Distrito Federal, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges/DF), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac).

 

Atendimentos

 

Entre os dias 10 e 18 de março, a carreta da mulher do Sesc realiza exames de mamografia e citopatológicos. O IGES/DF enviou médicos oftalmologistas e a Defensoria Pública do DF realiza 240 atendimentos jurídicos. A Polícia Civil irá emitir carteiras de identidade. Além disso, as custodiadas receberão kits de cuidados pessoais contendo xampu, condicionador e hidratante corporal oferecidos pelo Senac.

 

Para a diretora da unidade prisional, Narjara Cabral, a ação é extremamente positiva, pois maximiza o acesso das custodiadas aos serviços de saúde e social, além de reduzir o número de escoltas externas.

 

“Esta Pasta agradece aos parceiros que tornaram essa ação possível, a reinserção dessas mulheres na sociedade depende dos olhos atentos do Estado à ressocialização. Iniciativas como essa trazem dignidade e reforçam o compromisso do Governo do Distrito Federal com as mulheres, inclusive as que se encontram privadas de liberdade”, destacou o Secretário de Administração Penitenciária  Wenderson Teles.

 

“Agradeço aos policiais penais envolvidos pelo empenho, para que eventos como esse aconteçam, existe uma grande logística na área de segurança. Além do reforço na parte operacional, continuamos seguindo os protocolos de segurança da Covid-19, respeitando as normas sanitárias, protegendo o policial, as equipes externas envolvidas e as reeducandas”, completou Teles.

 

Suporte emocional

 

“Fico esperançosa em deixar uma mensagem de que aqui não é o fim, mas um ponto de recomeço na construção de um futuro diferente”, afirmou a primeira-dama, Mayara Noronha, durante a solenidade de lançamento de um espaço lúdico para receber as crianças na área de espera em dias de visitas.

 

“Existe uma agenda governamental chamada Março Mais Mulher, onde a atenção do governo é dar a todas as mulheres, inclusive as em situação prisional, o acesso aos seus direitos, entre eles à saúde”, completou a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

 

O projeto Ame as Mulheres Esquecidas (AME), conduzido pela filantropa Shaila Manzoni, oferece suporte emocional e religioso às reeducandas da Penitenciária Feminina. Parceira do GDF na semana do mutirão, Shaila acredita que ações como esta ajudam a melhorar o comportamento desse público em situação de cárcere e a diminuir os índices de reincidência. “É uma forma de mostrarmos que elas não estão esquecidas por nós”, completou.

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3335-9517 |
E-mail: gedoc@seape.df.gov.br