Warning: session_start(): Cannot start session when headers already sent in /mnt/portais_gdf/var/www/html/site_sesipe/public/wp-content/themes/themes-default-gdf/header2.php on line 1
Gerência de Operações e Fiscalização – Secretaria de Estado de Administração Penitenciária
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/21 às 18h13 - Atualizado em 23/11/21 às 18h22

Gerência de Operações e Fiscalização

A Gerência de Operações de Fiscalização-GOF, antiga Gerência de Fiscalização de Custodiados-GEFIC, é o setor responsável, no âmbito do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, pela fiscalização das imposições da execução penal à que se submetem os apenados que cumprem pena privativa de liberdade em regime aberto, nas modalidades de prisão domiciliar e livramento condicional; e em regime semiaberto, beneficiados com trabalho externo, saídas quinzenais e saídas temporárias, conforme previsto no art. 7º, incisos XVIII, XIX, XXIII e XXIV, da Lei nº 3.669 de 13/09/2005, que cria a Carreira de Atividades Penitenciárias. Essas imposições são pré-determinadas pelo juízo competente, que pode ser a Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto – VEPERA/TJDFT ou a Vara de Execuções Penais – VEP/TJDFT.

 

A ação fiscalizatória representa importante aspecto de ressocialização do sentenciado(a), preparando-o(a) para o cumprimento de deveres e estima pelas regras e normas que regem a vida em sociedade. Além disso, mostra-se como relevante instrumento para garantir que a pena culminada seja cumprida. Tais regimes e benesses têm relação direta com o processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade, uma vez que materializa o modo gradativo por meio do qual devem retornar ao convívio social, possibilitando maior contato com familiares, bem como participações em atividades relevantes para a manutenção dos vínculos com a sociedade, como o trabalho externo, ao mesmo tempo que permite ao Estado observar seu comportamento durante o gozo de benefícios concedidos ou cumprimento da pena em regime aberto.

 

Há canal de recebimento de denúncias específico para essa Gerência, a qual se incumbe de receber e averiguar denúncias sobre descumprimento de medidas judiciais, como recolhimento domiciliar noturno, ou afastamentos não autorizados de seus locais de trabalho.

 

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3234-6406 |
E-mail: gedoc@seape.df.gov.br