Governo do Distrito Federal
20/04/22 às 14h28 - Atualizado em 20/04/22 às 14h45

COMPARTILHAR

Equipe de saúde da Penitenciária Feminina do DF oferece terapia para policiais penais

 

São ofertados atendimentos de psicoterapia, meditação e auriculoterapia

 

Profissionais que atuam na atenção primária à Saúde das reeducandas da PFDF realizam, desde fevereiro desse ano, atendimentos voltados à saúde psicodinâmica dos policiais penais da unidade. A equipe da UBS-15 formada pelas psicólogas Eliude Félix, Francilene Lima e pelo assistente social Lenilton Martins prestam acompanhamento psicoterápico individual na modalidade presencial e on-line. Também são oferecidas atividades de auriculoterapia e meditação.

 

“O trabalho surgiu após a percepção de que os policiais precisavam de fortalecimento psicoemocional, um momento de escuta e autocuidado. Nossas intervenções não são profundas, mas profiláticas. Mesmo assim, até numa conversa corriqueira dá para perceber que a maioria precisa de terapia, nem que seja para o espaço de fala”, constata a psicóloga Eliude Felix.
O projeto, iniciado há poucos meses, já apresenta excelentes resultados, os policiais relatam diminuição do estresse, melhora na qualidade do sono, cessação de sintomas de ansiedade, maior disposição e melhora na sensação de calma. Além disso, efeitos fisiológicos já são perceptíveis, como o alívio de dores, redução de tensões musculares e recuperação de processos inflamatórios.

 

“É extremamente importante esse trabalho que está sendo desenvolvido. Os policiais agradecem a iniciativa e se sentem cuidados. Eu participo do projeto e espero que ele se expanda para todo o sistema prisional”, destacou a diretora da unidade prisional Narjara Cabral.

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 70070-120
Telefone: 3335-9517 |
E-mail: gedoc@seape.df.gov.br