Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/15 às 16h05 - Atualizado em 30/10/18 às 14h50

Berçário da Colmeia ganha nova ala com 22 vagas

 

A ampliação vai acomodar melhor tanto as grávidas quanto as internas e seus filhos, possibilitando um tratamento mais humanizado

A Secretaria de Justiça e Cidadania inaugura nesta quarta-feira (19) a nova ala do berçário da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, a Colmeia. Com a ampliação, as internas que dão à luz passam a ocupar uma ala separada das gestantes. A ampliação acomodará melhor tanto as grávidas quanto as detentas e seus filhos, possibilitando um tratamento mais humanizado.

A capacidade anterior era de 24 vagas em uma ala única para grávidas e internas com bebês. Hoje, há duas alas, uma para internas grávidas, com 24 vagas, e uma para internas com bebês, com 22 vagas.

A obra da ampliação não gerou custos aos cofres do GDF. A mão de obra foi toda da Sesipe, que já fazia reparos regularmente, e já havia feito um planejamento para a ampliação, necessitando apenas dos recursos, obtidos por meio de doações provenientes de diversos Órgãos da Administração Federal e Estadual e também do UNICEUB.

Atualmente, a Colmeia possui um total de 692 internas, sendo 20 grávidas e mais 17 com bebês — nos regimes fechado, semiaberto (sem saída), provisório e semiaberto (com benefícios externos). Este ano, 32 internas deram à luz.

Cenário

Grande parte das detentas grávidas chega à Colmeia sem ter iniciado o pré-natal. Muitas vezes, elas sequer sabem o real estado de suas gestações.

Ao dar à luz e retornar à Colmeia, a interna passa pela triagem do núcleo de saúde e é encaminhada para atendimento com ginecologista e equipe multiprofissional da saúde. Quando há solicitação de exames complementares, são agendados no hospital.

Os bebês são acompanhados por equipe multiprofissional de saúde e por pediatra, que faz atendimento mensal às crianças. Casos mais graves e emergenciais são encaminhados ao hospital.

A interna recebe, do Núcleo Materno Infantil-NUAMI, roupas conforme o tamanho da criança, como conjunto pagão, cueiro, toalha-fralda, toalha, casacos, meias, luvas, cobertor, fraldas, sabonete, entre outros produtos

 

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SETOR BANCÁRIO SUL, QUADRA 02, BLOCO G, LOTE 13 CEP: 700.701-20
Telefone: 3234-6406 |
E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.