Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/01/16 às 14h49 - Atualizado em 30/10/18 às 14h50

Sejus leva prestação de serviços de reeducandos para Sobradinho

 

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF — SEJUS leva, a partir desta terça-feira (12), o programa “Mãos dadas pela Cidadania” para a região administrativa de Sobradinho. Os reeducandos do Sistema Penitenciário do DF farão limpeza das áreas comuns, de boca de lobo, roçagem, capinagem e recuperação de praças públicas.  

O programa, criado na atual gestão, tem como objetivo realizar pequenas intervenções urbanas em prol da sociedade, de modo a não gerar despesas para o Estado, usando mão de obra dos reeducandos do sistema penitenciário do DF. Para a ação em Sobradinho, serão mobilizados 20 reeducandos da SESIPE e 06 da FUNAP – Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso. 

O secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, ressaltou que esta é uma ação de extrema relevância, uma vez que a Sejus conseguiu construir uma ação positiva a custo zero para os cofres do governo. “Trata-se de uma empreitada que une os servidores da SEJUS, os detentos, os agentes penitenciários e a comunidade beneficiada. A ideia é trabalhar com as administrações, recuperando praças, fazendo limpeza, ‘capina’, pequenas obras. Os detentos recebem como contrapartida a diminuição da pena para cada dia trabalhado. É uma ação que segue a política do governo, pois apresenta o binômio agenda social positiva a ‘custo zero’”, argumentou o secretário. 

De acordo com o administrador de Sobradinho, Divino Sales, o programa é importante, pois reduz custos para o governo e gera bons resultados para a comunidade. “O ano se inicia com uma ação muito importante para Sobradinho. A ajuda da Secretaria de Justiça e Cidadania no atendimento aos serviços solicitados para a cidade geram benefícios aos moradores da região. Tenho certeza que alcançaremos o resultado esperado pela comunidade, tendo em vista todas as realizações da Sejus nas administrações regionais em 2015”, ressaltou o administrador. 

A primeira ação do programa aconteceu no Lago Sul, em novembro, no Setor Comercial Sul e Galeria dos Estados, em dezembro de 2015. As administrações interessadas em receber o programa poderão solicitá-lo na sede da SEJUS, por meio do telefone 2104-4002. 

Entenda: benefício para o reeducando 

O trabalho extramuros é a atividade realizada fora das dependências do estabelecimento prisional, como está previsto na Lei de Execução Penal n° 7.210/84, de 11 de julho de 1984, para os presos de regime semiaberto e aberto. Esse trabalho conta com a permissão da Vara de Execuções Penais do DF – VEP/DF e com a supervisão da SESIPE/DF.

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SIA Trecho 3, Lotes 1379/80 - CEP: 71.200-032 Telefone: 3234-6406 | E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.