Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/02/21 às 13h29 - Atualizado em 3/02/21 às 17h24

Polícia Penal do DF recaptura 15º fugitivo do Complexo Penitenciário da Papuda

Policiais Penais do DF localizaram Wanderson da Silva Santos no domingo (31), em Caldas Novas (GO)

 

Por: Orisley Guedes – Ascom/Seape-DF

Foto: Ascom/Seape-DF

 

 

Policiais Penais do Distrito Federal realizaram, nesta quarta-feira (03/02), a transferência de Wanderson da Silva Santos ao sistema prisional do DF, que estava preso no município de Caldas (GO) desde o último domingo (31/01). A operação que levou à prisão do 15º fugitivo do Centro de Detenção Provisão I (CDP I) é resultado de intenso trabalho investigativo da corporação.

 

O fugitivo estava sendo monitorado pelo serviço de inteligência da Polícia Penal do DF, vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). O rapaz de 22 anos estava foragido do sistema prisional do DF desde o dia 14 de outubro de 2020, quando escapou do CDP I com outros dezesseis reeducandos. Este é o 15º interno recapturado, outros dois seguem foragidos.

 

 

Para o secretário de Administração Penitenciária, Agnaldo Curado, a prisão só foi possível graças ao incessante trabalho de inteligência da Polícia Penal do DF juntamente com a Polícia Militar goiana, acionada por intermédio da Polícia Militar do DF (PMDF). “Nosso serviço de inteligência reuniu as informações necessárias para a realização da prisão. Com a colaboração da PMDF, acionamos a Polícia Militar de Caldas Novas, que efetivou a prisão”, relata.

 

No momento da abordagem, o foragido portava documento de identidade falso. Ele se apresentava como Stevão Randolfo Costa e Silva. Ao ter o carro abordado pela PMGO, o homem correu e tentou se esconder numa mata, mas sem sucesso. Foi preso em flagrante e levado à delegacia de Caldas Novas.

 

Além de resistir à prisão, o jovem tentou subornar os policiais que o prenderam. Na ocasião, 50 mil foram oferecidos. O dinheiro seria transferido pela mãe do acusado. Wanderson responderá pelos crimes de uso de documento falso, resistência à prisão e corrupção ativa.

 

O titular da Seape elogiou, ainda, a eficiência e o empenho dos policias penais que estavam em Caldas Novas desde domingo, aguardando decisão da justiça para realização do recambiamento de Wanderson. “Tanto a prisão quanto a recaptura desse fugitivo evidenciam a eficiência e comprometimento por parte de nossos policiais penais. Dos 17 foragidos da última fuga, 15 já foram recuperados e devolvidos ao sistema penitenciário”, enfatizou Curado.

 

A Polícia Penal conta com seu apoio na recaptura de foragidos. Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre custodiados pelos telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar) ou pelo WhatsApp 61 99451-0650 (Polícia Penal).

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SIA Trecho 3, Lotes 1379/80 - CEP: 71.200-032 Telefone: 3234-6406 | E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.