Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/20 às 14h00 - Atualizado em 8/06/21 às 17h31

 

GERALDO LUIZ NUGOLI COSTA

 

É delegado aposentado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), com larga experiência em gerenciamento de crises e negociação. Dentre os inúmeros cursos de aperfeiçoamento  profissional que possui, destaca-se  o Curso Avançado de Gestão em Segurança Pública, realizado na Academia Internacional de Segurança Pública do Departamento de Estado dos EUA – ILEA-Roswell – Novo México/EUA (2004).

 

Entre 1982 e 1996 atuou como agente de polícia na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), dentre outras, da PCDF. Em  1996 assumiu o cargo de delegado de polícia na PCDF. Entre 1996 e 2015, na função de delegado, atuou na 13ª Delegacia de Polícia, DTE, Diretoria de Operações Especiais (DOE), dentre outras.

 

No mesmo período, foi diretor da DOE e do Departamento de Atividades Especiais – Depate. Além disso, exerceu os cargos de diretor da Academia de Polícia Civil do DF, chefe da Assessoria para Assuntos Institucionais da PCDF, diretor geral do Detran/DF e subsecretário de Infraestrutura e Transporte Individual da Secretaria de Transportes.

 

À frente da DOE,  instituiu a Doutrina de Operações Especiais na PCDF, atuou como gerente de crise com reféns em rebeliões ocorridas no Complexo Penitenciário do DF e no extinto Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje).

 

De 2017 a 2019 foi diretor do Departamento de Políticas de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). À época foi o responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Não- Judicialização (ENAJUD) e criação da Escola Nacional de Mediação (ENAM) como política de solução alternativa de conflitos.

 

Também foi responsável pela Coordenação de Gestão da Política e dos Planos Nacionais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CPETP) e Classificação Indicativa de programas de TV (aberta e por assinatura), cinema, vídeo doméstico (DVD), jogos eletrônicos e aplicativos, jogos de RPG e vídeo por demanda (VOD), informando aos pais acerca do conteúdo que pode não ser recomendado a determinadas faixas etárias.

 

Antes de assumir o cargo atual foi chefe de Gabinete da Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape/DF).

 

 

 

 

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SIA Trecho 3, Lotes 1379/80 - CEP: 71.200-032 Telefone: 3234-6406 | E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.