16/09/16 às 11h57 - Atualizado em 30/10/18 às 14h50

Mais 400 vagas na Penitenciária Feminina do DF

Com a inauguração, serão quase mil vagas disponíveis na Penitenciária localizada no Gama

A Penitenciária Feminina do Distrito Federal ganhou nesta quarta-feira (14) dois novos blocos. Com a inauguração, o número de vagas passou de 542 para 942, o que irá resolver a superlotação no local que abriga atualmente 772 internas. A obra entregue hoje faz parte do convênio firmado entre o governo de Brasília e o Ministério da Justiça. Foram investidos pouco mais de R$ 10,6 milhões, sendo R$ 6,6 milhões do executivo local e R$ 4,5 milhões do Departamento Penitenciário Nacional, administrado pela União.

“Com a inauguração estamos dando um importante passo parta o cidadão que está neste momento na condição de presidiário. Quero fazer um agradecimento especial ao Departamento Penitenciário Nacional que tem sido nosso parceiro não apenas na construção dessa unidade, mas também dos blocos do Centro de Detenção Provisória também com 400 vagas que entregamos no primeiro semestre, ainda mais quatro Centros de Detenção Provisória que estão em construção no Complexo da Papuda”, lembrou o governador Rodrigo Rollemberg durante a cerimônia de inauguração.

A partir da próxima terça-feira (20) começa a transferência das sentenciadas para os novos blocos. As primeiras a ocuparem as novas vagas serão aquelas em regimes provisório, especial e triagem, e na sequência as que estão em regime fechado.

Os novos blocos disponibilizarão quatro espaços para que sejam realizadas oficinas de qualificação para as sentenciadas, como ocorre atualmente com a de produção de artigos para petshops e de costura industrial, em parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador preso (FUNAP).

A secretária de Estado da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, lembrou que a ampliação dará melhores condições para acomodação das mães e grávidas que cumprem pena na Penitenciária Feminina. “Agora estamos entregando 400 vagas para que o problema da criminalização das mulheres e que afeta de modo especial as mulheres que são mães e as crianças que aqui ficam”.

A modernização do sistema penitenciário do Distrito Federal ainda conta com outras quatro penitneciárias em construção: CDP 1, CDP 2, CDP 3 e CDP 4, com capacidade para abrigar 3,2 mil internos. A inauguração está prevista para até o fim de 2017. Foram investidos R$ 112 milhões, dos quais R$ 80 milhões vêm do convênio firmado com o Departamento Penitenciário Nacional.

Áudio da matéria: Mais 400 vagas na PFDF