Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/17 às 3h00 - Atualizado em 30/10/18 às 14h50

Internos do Sistema Penitenciário participam de operação para limpeza de bueiros

 

Ação faz parte do programa Cidades Limpas e vai percorrer pontos críticos identificados pela Defesa Civil

Igor Nogueira

Com a proximidade do período chuvoso, a Secretaria das Cidades coordena, a partir de hoje (17), a desobstrução de bocas de lobo nas Regiões Administrativas do Distrito Federal. Taguatinga e W3 Norte foram os primeiros locais a receberem a ação, que conta com a participação de trinta internos da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) distribuídos nesses dois locais. Eles fazem a retirada do lixo acumulado nas bocas de lobo e em seguida as máquinas desentopem as estruturas e reparam aquelas danificadas. A ação faz parte do programa Cidades Limpas e, inicialmente, realizará a desobstrução de 1.435 bueiros nesses locais até o final deste mês.

Os pontos escolhidos foram apontados pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF) como pontos suscetíveis ao acúmulo de lixo, o que pode causar alagamentos. 

O secretário das Cidades, Marcos Dantas, destacou a parceria com a SSP/DF e a importância da prevenção para evitar problemas que podem ocorrer com as chuvas. “Estamos aguardando a chuva chegar com muita ansiedade, mas enquanto não chega, estamos trabalhando na prevenção. A secretaria das Cidades, em parceria com as administrações regionais, SSP/DF e outros órgãos do Governo de Brasília estão trabalhando juntas para levar mais qualidade de vida para a nossa população”, afirmou.

O Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Polícia Militar (PMDF) estão participando da ação na organização do trânsito e segurança. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) atuarão sob a coordenação da secretaria das Cidades.

Mãos Dadas

A participação dos internos ocorre por meio do Programa Mãos Dadas, da Subsecretaria do Sistema Penitenciário, que faz parte da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social – SSP/DF. O Programa existe desde de 2011 e atualmente 25 internos contratados e 150 voluntários.

O programa é dividido em dois segmentos: no primeiro, o interno é contratado pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), recebe o equivalente a ¾ do salário mínimo, auxílio alimentação e remição de sua pena. No segundo, os internos trabalham na modalidade de voluntariado. Eles recebem remissão de pena e têm prioridade no caso de novas vagas serem ofertadas pela Fundação.

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SIA Trecho 3, Lotes 1379/80 - CEP: 71.200-032 Telefone: 3234-6406 | E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.