Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/16 às 15h43 - Atualizado em 30/10/18 às 14h50

EPEN e DPOE promovem Curso de Intervenção para agentes de segurança do Ceará

 

 

A Escola Penitenciária (EPEN) em conjunto com a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE) da Secretaria de Segurança Publica e da Paz Social do DF (SSP-DF) promoveram o Curso Básico de Intervenção Prisional e Procedimentos Penitenciários para agentes penitenciários do Ceará.

O curso, que foi ministrado por agentes de atividades e políciais de custódia, teve iniciou no dia 29 de agosto com 69 alunos e terminou com 34 alunos do Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais.

Teve como foco a formação de servidores do Estado do Ceará, atendendo demanda da Secretaria de Justiça e Cidadania daquele Estado.

O Curso Básico de Intervenção Prisional e Procedimentos Penitenciários, teve 180 hs e duração de 16 dias, e foi ministrado com objetivo habilitar os servidores da área de segurança pública em ações rápidas em pátios, alas, galerias e celas de presídios, com a missão de conter motins, rebeliões e qualquer outro problema que ocorra em estabelecimentos penais.

O Curso de Intervenção é amplamente procurado por agentes e forças de segurança de todo o Brasil e visa a transmissão dos conhecimentos e experiências da DPOE no gerenciamento crises prisionais. Durante o curso são ministradas as bases do Gerenciamento de Crises no ambiente Prisional, visando o uso diferenciado e progressivo da Força.

Para tanto, são realizadas instruções de armamento e tiro com espingarda calibre 12 com o uso de munições letais e menos letais e demonstração da versatilidade do armamento, manuseio com diversos tipos de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO) que podem ser utilizados no controle de distúrbios penitenciários, técnicas de Tonfa, rondas, operações, direção operacional, escolta armada e imobilizações táticas.

Também são abordadas disciplinas relacionadas à Lei de Execuções Penais (LEP) e Direitos Humanos (DH), focadas na formação completa do operador de intervenção prisional.

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SIA Trecho 3, Lotes 1379/80 - CEP: 71.200-032 Telefone: 3234-6406 | E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.