12/08/15 às 16h01 - Atualizado em 30/10/18 às 14h50

Detentos beneficiados com o saidão do Dia dos Pais são presos em flagrante com drogas no corpo

Nove detentos beneficiados com o saidão do Dia dos Pais foram flagrados com drogas no corpo, nesta segunda-feira (10), ao retornarem para o Centro de Internamento e Reeducação (CIR).

Os presos foram surpreendidos com a revista feita com scanner corporal, equipamento instalado em todas as unidades prisionais do Distrito Federal. Após a prisão em flagrante, policiais conduziram os envolvidos para o Instituto de Medicina Legal (IML) e para o Hospital Regional da Asa Norte, onde os sentenciados expeliram os entorpecentes. Em seguida, os detentos foram levados para a 30ª Delegacia de Polícia. Autuados, responderão pelo crime de tráfico de drogas em ambiente prisional.

A prisão em flagrante dos nove detentos com drogas no corpo foi um desdobramento da Operação Braço Longo da Lei, realizada da última sexta-feira (7) até ontem. No total, 180 servidores da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) lotados no Sistema Penitenciário, divididos em 45 equipes, intensificaram a fiscalização de sentenciados beneficiados com saída especial do Dia dos Pais.

A meta da ação era fiscalizar, todos os dias do saidão, os 1.515 presos que deixaram as unidades prisionais às 10h de sexta-feira. No total, 2.456 residências foram visitadas durante a operação, resultando no recolhimento de 151 detentos pelo descumprimento das regras estabelecidas pela Vara de Execuções Penais. Foram apreendidas duas armas de fogo e munições.

A saída especial é prevista na Lei de Execução Penal e, no Distrito Federal, ocorre em períodos distintos, definidos pelo Poder Judiciário. Têm direito ao benefício os presos do regime semiaberto, com benefício de trabalho externo e saídas temporárias e que tenham bom comportamento prisional, sem falta disciplinar nos últimos seis meses.

Subsecretaria do Sistema Penitenciário – SESIPE

Gabinete do Subsecretário