Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/21 às 16h38 - Atualizado em 18/02/21 às 12h48

Ceilândia recebe posto avançado da Seape

Destinada ao atendimento a visitantes do sistema penitenciário, unidade foi inaugurada na última terça-feira (9)
 
Por Orisley Guedes, Ascom/Seape
Diagramação: Paulo Santo

Foto: Francisco Suelson

 

 

A Secretaria de Administração Penitenciaria do Distrito Federal (Seape) inaugurou, na última terça-feira (9), um novo posto de atendimento aos visitantes do sistema penitenciário. Desta vez, a região administrativa de Ceilândia, maior cidade do DF, foi a escolhida para abrigar a nova unidade.

Além desse, há outros dois postos avançados da Seape em funcionamento nas unidades do Na Hora – um na Rodoviária do Plano Piloto e outro no Riacho Fundo I.

 

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Administração Penitenciária do DF, Agnaldo Curado, do subsecretário da Subsecretaria de Modernização do Atendimento ao Cidadão (Na Hora) da Secretaria de Justiça (Sejus), Tiago Santana de Lacerda, do deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante), além do administrador regional de Ceilândia, Marcelo Piauí, membros do MPDFT e representantes da OAB/DF.

 

 

Foto: Francisco Suelson

Durante o evento, o secretário de Administração Penitenciária, Agnaldo Curado, ressaltou a importância do trabalho tecnológico da pasta para a prestação eficiente e humanitária dos atendimentos ofertados, além da parceria com a Sejus, por meio do Na Hora. “Antes da informatização e descentralização dos atendimentos, os visitantes precisavam enfrentar longas filas, muitas vezes embaixo de chuva, para conseguir agendar uma visita no sistema prisional. Atualmente, por meio de tecnologia própria – desenvolvida por nossos Policiais Penais da área de TI – o atendimento aos familiares e advogados dos reeducandos é realizado de forma prática e humanizada. A criação dos postos avançados da Seape junto às unidades do Na Hora contribui sobremaneira para a melhora na entrega desses serviços”, afirma Curado.

 

Em 2020, mesmo durante a pandemia de Covid-19, foram realizados mais de 49 mil atendimentos a visitantes nos postos da Seape. A média de agendamentos diários é de 128 no Plano Piloto e 160 no Riacho Fundo I.

 

Atualmente, familiares e amigos que desejem visitar um interno no sistema penitenciário do DF precisam realizar um pré-cadastro online na Central de Agendamentos Seape/Na Hora. Em seguida, o usuário deve finalizar o processo de marcação e emissão de senha em um dos postos avançados da pasta.

 

 

Atendimento a advogados

Além de visitantes, a Seape também disponibiliza atendimento a advogados por meio dos postos avançados. O acesso dos profissionais ao sistema prisional ocorre após marcação de atendimento por meio do Agenda OAB – ferramenta disponível no site da Seape – e validação de dados nos postos avançados. Aos advogados também é permitido realizar o cadastro de visitantes dos seus clientes. O atendimento presencial será feito somente mediante o agendamento online.

 

 

Atendimentos por unidade

Entre 2019 e 2021, o posto da Seape/Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto atendeu mais de 62 mil visitantes e 2.905 advogados.

Já a unidade localizada no Riacho Fundo I, realizou de 2018 a 2021, mais de 95 mil atendimentos a visitantes e atendeu um total de 1.859 advogados.

Foto: Francisco Suelson

 

 

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SIA Trecho 3, Lotes 1379/80 - CEP: 71.200-032 Telefone: 3234-6406 | E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.