Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/16 às 14h18 - Atualizado em 30/10/18 às 14h50

Agentes do Sistema Penitenciário participaram de curso na Argentina

 

Por Karla Dias 

Colaboração Wesley Macedo

Entre os dias 30 de maio e 17 de junho, cinco servidores do Sistema Penitenciário do Distrito Federal viajaram em missão para a Argentina para participar do 1° Curso Internacional de Negociador Penitenciário, realizado pelo Departamento de Operações Especiais do Serviço Penitenciário de Buenos Aires (DOE).

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) selecionou três agentes da Diretoria de Operações Especiais (DPOE), um agente do Centro de Detenção Penitenciária (CDP) e um da Penitenciária II (PDF II). Além dos brasileiros, o curso contou com a participação de agentes penitenciários da Argentina, policiais da Bolívia e do Grupo anti-seqüestro e extorsão da polícia do Equador.

Durante o treinamento os agentes foram capacitados para usar técnicas de negociação em diversas situações de crise em ambiente de rua e prisional, com tomada de reféns, tentativas de suicídios e outras situações.

Segundo o diretor da DPOE, Francisco Gustavo, o grupo trouxe vários pontos para discussão e possível implementação no sistema carcerário do DF. “Eles são extremamente técnicos e humanos em relação aos presos”, enfatizou.

Todos foram unânimes em relação à importância da capacitação para o Sistema Penitenciário do DF. De acordo com os integrantes do encontro, o agente pode se deparar com situações em que seja necessária a intervenção do negociador.

Para o agente Alerson  Pires,  por meio do curso, eles foram capacitados nessa função específica dentro do Gerenciamento de Crises. “Ainda é cedo para dizer que somos especialistas porque exige muito estudo e dedicação, mas foi dado o primeiro passo para isso. Queremos a cada dia nos especializar nessa área, trazendo assim mais segurança para nosso Sistema”, afirmou Pires.

Para Gilberto Dias foi uma grande experiência poder se especializar em Negociação Penitenciária num curso internacional. “Tudo o que aprendemos com certeza será de grande valia para o Sistema Penitenciário do DF”, disse o agente.

Os participantes foram os primeiros da categoria a realizar esse tipo de curso. O diretor da DPOE trouxe para a equipe o prêmio de segundo aluno destaque, demonstrando comprometimento e dedicação diante de uma atividade complexa que é o Gerenciamento de Crises.

 

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - Governo do Distrito Federal

SEAPE

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE SIA Trecho 3, Lotes 1379/80 - CEP: 71.200-032 Telefone: 3234-6406 | E-mail seapedf.gedoc@gmail.com.